quinta-feira, 30 de julho de 2009

Pequenas conversas

-Avô, é dia Internacional da Mulher.
-A tua avó é de todos os dias.
-Não sejas chato, avô. Comemora-se a emancipação da Mulher.
-Tua avó foi sempre emancipada.
-Está bem, mas sabes que outras mulheres sofreram na carne e na alma atrocidades, eram consideradas seres inferiores. E nos dias de hoje as coisas ainda continuam "negras".
-Sabes porquê meu neto?
-Diz, avô.
-Porque o ser humano ainda vive num patamar de muita "bestialidade". Julga-se tão inteligente, com tantos conhecimentos e não consegue pensar que todos somos portadores da mesma "DIGNIDADE": Mulheres e Homens. Mas em todos os aspectos.
-Oh, avô, tanta sabedoria e só tens a quarta classe.
-Não te esqueças que não é a carreira acadêmica que dá essa sabedoria que falas. É outra coisa mais importante: " É amar e respeitar todo e qualquer ser humano".
-Como tu fazes, avô. Com a avó e com os outros...
-
-
-Ah, mas não te esqueças de ir sempre à escola.

2 comentários:

  1. Isso de seres uma pessoa "Grande", quando falas as tuas "Singelezas", teu carinho e respeito quando escreves,olha nos olhos e pões a mão no queixo...E depois, sorri destravado.
    Isso de seres "Grande"...Sensível, sem tamanho...
    Lembrei-me de umas palavras de outra "Grande" pessoa (Cora Coralina) que traduz todas pequenas conversas: ...E isso não é coisa do outro mundo, é o que dá sentido à vida. É o que faz com que ela não seja curta, nem longa demais..."

    ResponderExcluir
  2. Sabem, antes de encontra o meu painho, eu só ouvia meus ecos!
    ...
    Nestes "Dialogando com o Belo" que esse ser humano "Grande" me ensinou, encontrei tantas vezes as "respostas" para anseios tantos, e o discernimento sereno que só adquire aquele que sabe que, depois de se descobrir um AMIGO, não se travam mais MONÓLOGOS.

    Linda e tão merecida homenagem!

    Como gostei de ler esta "singeleza", meu Deus!

    Sorriso no canto do olho para vocês.

    Katyuscia.

    ResponderExcluir