domingo, 9 de agosto de 2009

TPM- o que você precisa saber

O que é?
Todos os meses algo acontece. O ciclo menstrual está totalmente integrado à saúde da mulher. Ele faz parte da vida, é um fenômeno de renovação que se manifesta com sabedoria e regularidade no corpo.
mas, algo mais pode acontecer: a TPM- Tensão Pré Menstrual- um conjunto de sintomas associados ao ciclo menstrual, especificamente em sua fase pré-menstrual.
Nas duas semanas que antecedem a menstruação, aparece uma série de desconfortos que só diminuem alguns dias após o início do sangramento.
Recentemente, a Organização Mundial de saúde classificou a TPM como síndrome, pois ela envolve não apenas o lado emocional mas também sintomas físicos.
Por que a TPM acontece?
Seu corpo muda. Seu humor também se altera. Até pensar fica difícil. Você sofre.
Existem várias hipóteses para o aparecimento da TPM: alterações hormonais, mudanças que essa fase provoca na transmissão dos impulsos nervosos do cérebro, características genéticas e diversas outras possibilidades. Qualquer que seja a causa, não há como negar a sua existência.
Principais sintomas:
Passar por eles nem sempre é fácil. Eles podem apenas ser um pequeno incômodo. Ou provocar um afastamento do trabalho, uma falta na escola ou deixar a vida difícil em família.
Sintomas emocionais:
-Depressão;
-Ansiedade/Pressão;
-Alterações de humor;
-Irritabilidade;
-Interesse diminuído nas atividades do dia-a-dia;
-Dificuldade de concentração.
Sintomas físicos:
- Mastalgia;
-Inchaço;
-Náuseas;
-Mudança de apetite;
-Cólicas;
-Falta de energia;
-Aumento do sono ou insônia.
A TPM impacta na qualidade de vida
Estudos afirmam que 85% das mulheres sentem algum tipo de desconforto físico, emocional ou comportamental relacionados ao ciclo menstrual, especialmente na fase pré-menstrual. Nas mulheres que apresentam TPM, os sintomas na fase pré-mesntrual começam por volta dos 14 anos de idade e terminam no climatério, mais ou menos aos 50 anos. Como esses sintomas estão presentes em média 6 dias de cada ciclo, as mulheres sentirão desconforto por aproximadamente 2.800 dias, ou entre 7 e 8 anos de sua vida.
Felizmente isso pode mudar.
De um jeito simples e prático, os avanços acontecem todos os dias. O conhecimento muda e a pesquisa traz mais facilidade e conforto para nossa vida. A prevenção dos sintomas da TPM podem está em medicamentos ou em uma alimentação especial e saudável, com menores índices de efeitos indesejáveis e também com benefícios adicionais à saúde da mulher, podendo prevenir e aliviar os sintomas da TPM.

Um comentário:

  1. Apredemos que tudo é possível tirar um bem maior daquilo que nos acontece (Gn 50-20). Nós mulheres precisamos tirar o melhor da TPM e não simplesmente ficarmos escrava daquilo que nos oferece de negativo.

    ResponderExcluir