domingo, 30 de agosto de 2009

Em teu seio ó liberdade...

Tudo o que você precisa saber para manter a saúde e a beleza dos seus seios de A a Z:
Auto exame:  É a principal arma contra o câncer de mama. Deve ser feito todo mês, uma semana após a menstruação.
Biópsia: Hoje é possível aspirar células do tumor com uma agulha, que é guiada por imagens colhidas na mamografia ou pelo aparelho de ultra-som. Essa punção é uma técnica muito difundida e indolor.
Cistos: Mais de 80% dos caroços encontrados nos seios são benignos. Entre eles, estão os cistos, que têm o conteúdo líquido, e os nódulos de consistência fibroelástica. Já o câncer é duro como pedra e pode fazer a pele retrair.
Displasia: Nos dias que antecedem a menstruação, podem aparecer pequenos caroços na mama, acompanhados de dor ou inchaço. É a chamada alteração funcional benigna da mama.
Estrias: Mais do que o ganho de peso, o que provoca a sua formação é o crescimento rápido e exagerado da glândula mamária que, às vezes, ocorre na puberdade e na gravidez.
Flacidez: Para defender seus seios do problema, use sutiã, corrija a postura e pratique exercícios peitorais.
Genética: Por meios de testes, já é possível identificar dois genes passíveis de sofrer transformação maligna. O BRCA 1 e o BRCA 2, mas só é recomendável a quem tiver histórico familiar de câncer.
Hormônios: Favoráveis à suplementação hormonal, as pílulas anticoncepcionais ou reposição hormonal, beneficia ao coração, aos ossos e à saúde em geral, mesmo em mulheres mais sujeitas a contrair o câncer.
Implante: A prótese com silicone gel ainda é a mais utilizada pelos cirurgiões, para evitar danos causados por um eventual vazamento, os médicos aconselham a troca de prótese a cada 8 anos de implante.
Juventude: É verdade que a maioria dos tumores de mama ocorre em pacientes com mais de 50 anos. Mas, nos raros casos em que a doença se manifesta antes dos 35 anos, ela tende a ser mais agressiva. Possuir antecendentes na família, menstruar cedo, ter menopausa tardia, não engravidar e ser mãe com idade avançada, são fatores que aumentam o perigo.
Lactação: Amamentar faz bem para o bebê e para a mãe, que passa a ter menos riscos de câncer de mama.
Mastite: Febre alta, calafrios e vermelhidão nas mamas são sintomas de mastite, inflamação dos canais que levam o leite até o mamilo, causada por uma bactéria que se introduz no seio durante a gestação.
Nutrição: A incidência de câncer de mama é mais alta em mulheres que a dieta é rica em gorduras animais.  O consumo de frutas, verduras e legumes, têm efeitos protetor contra o câncer.
Oncologia: Para esclarecer dúvidas, entre em contato com o INC- Instituto Nacional do Câncer.
Pêlos: A cera e os aparelhos que arrancam os pêlos pela raiz são contra indicados, já que podem irritar a pele.
Quimioterapia: O tratamento visa destruir as células malignas que eventualmente escaparam do bisturi, durante a remoção do tumor, e consiste em injeções ou comprimidos de agentes como a doxorrubicina ou docetaxol e o paclitaxel.. Seus desagradáveis efeitos colaterais, como náuseas e vômitos e que também são combatidas como outros medicamentos.
Redução: Uma das cirurgias plásticas mais comuns, a mastoplastia de redução é feita com um corte em forma de "T", invertido ou circular ao redor da aréola.
Sinais de perigo:  A mulher deve procurar um médico sempre que achar qualquer nódulo na mama; qualquer deformação no seu contato natural; qualquer retração ou desvio do mamilo; qualquer saliência; e reentrância da pele; eczema em torno do mamilo ou da aréola; perda de sangue ou secreção pelo mamilo; caroço duro na axila. Lembre-se quando descoberto a tempo, o câncer de mama é curável.
Tabagismo: A fumante corre o dobro de risco de contrair a doença.
Ultrasom:  Indicado para pesquisa de tumores em pacientes copm menos de 35 anos, que têm mamas pouco gordurosas e com mais tecido glandular e, como complemento da mamografia em mulheres mais velhas.
Visual: As mamas têm de ser simétricas, mas não necessariamente iguais na forma. pequenas variações são aceitáveis.
X (raios): Utilizando filmes mais sensíveis e doses cada vez menores de radiação, a mamografia identifica tumores de 2 e 3 milímetros, numa fase ainda não são palpáveis.
Zona erógena: Diversas terminações nervosas fazem do seio, em especial do bico e da área ao redor dele, uma parte do corpo extremamente sensível ao toque. Algumas mulheres atingem o orgasmo com carícias na região, sem que haja contato genital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário