sábado, 6 de fevereiro de 2010

Dicotômica Feminina


Espécime de orgulho e séria, mas temos delicados pés...temos uma suscetibilidade sempre à flor da pele, ao nosso orgulho solene, à nossa tendência, para a primeira oportunidade, nos convertermos em doidas varridas.
 A pergunta não quer calar: De onde vem tais características? O que os genes contribuem para tais comportamentos? É evidente que esses comportamentos não são herdados, o que é herdado é o DNA. Os genes codificam as proteínas que são importantes para o desenvolvimento, manuntenção e a regulação dos circuitos neurais subjacentes ao comportamento.
O comportamento emerge como resultado do impacto dos fatores ambientais sobre esses circuitos neurais em desenvolvimento. O ambiente começa a exercer uma influência in utero, e assume importância primordial após o nascimento.
De qualquer maneira é importante não perder de vista que a mulher é um ser bio-psico-social e deve ser encarada como tal, com respeito pelo conhecimento acumulado e, sobretudo, pelo ser que é.

Um comentário:

  1. Lu...

    Agora fiquei a pensar, meu DNA é paradoxo: sensível demais e ao mesmo tempo à beira de ser selvagem.
    .
    .
    .

    "Os sonhos nocturnos representam a linguagem da Mulher Selvagem.
    Ela está a transmitir.
    Só temos de fazer o ditado."

    (Clarissa Pinkola Estes)
    .
    *
    .
    "Ela canta a partir do conhecimento de los ovarios, um conhecimento das profundezas do corpo, das profundezas da mente, das profundezas da alma."

    (Clarissa Pinkola Estes)
    .
    *
    .
    "Ao mais antigo Oráculo da Grécia, consagrado à Grande Mãe da terra, do mar e do céu, deram-lhe o nome de Delfos, de delphos, com o significado de "Ùtero"."

    (Barbara Walker)

    .
    .
    .

    Adorei esse teu post.

    Beijos.


    Katyuscia.

    ResponderExcluir