domingo, 25 de outubro de 2009

Mulher Ama(zona) sim, senhor!



Mulheres gostam de fazer mistério. Ela não, ela é o mistério. Por uma razão simples: a mulher amazona sabe que a vida é uma coisa assombrosa e perfeita e vive o mais sagrado dos rituais. Ela sente as estações e se movimenta de acordo com os ventos, rindo da chuva e chorando com os rios que morrem. Coleciona pedrinhas, fala com plantas e de uma hora para outra quer ficar só, não insista.
Não, ela não é uma esotérica deslumbrada mas vive se deslumbrando: com as heroínas dos filmes, aquela livraria nova, o CD do fulano... Ela se apaixona, sonha acordada e tem insônia por amor. As injustiças do mundo a angustiam mas ela respira fundo e renova sua fé na humanidade. Luta todos os dias por seus sonhos, adormece em meio a perguntas sem respostas e desperta com o sussurro das manhãs em seu ouvido, mais um dia perfeito para celebrar o imenso mistério de estar vivo.
Ela equilibra em si cultura e natureza, movendo-se bela e poética entre os dois extremos da humana condição. Ela é rara, sim, mas não é uma aberração, um desvio evolutivo. Pelo contrário: ela é a mais arquetípica e genuína expressão da feminilidade, a eterna celebração do sagrado feminino. Ela está aí nas ruas, todos os dias. A mulher amazona ainda sobrevive em todas as mulheres mas a maioria tem medo e a mantém enjaulada. Ela é o que todas as mulheres são, sempre foram, mas a grande maioria esqueceu.
Felizmente algumas lembraram. Foram incompreendidas, sim, mas lamberam suas feridas e encontraram o caminho de volta à sua própria natureza.

Um comentário:

  1. Os sonhos nocturnos representam a linguagem da
    Mulher Selvagem.
    Ela está a transmitir.
    Só temos de fazer o ditado.
    *
    Ela canta a partir do conhecimento de los ovarios,
    um conhecimento das profundezas do corpo,
    das profundezas da mente,
    das profundezas da alma.

    (Clarissa Pinkola Estes)

    *

    Ao mais antigo Oráculo da Grécia,
    consagrado à Grande Mãe da terra, do mar e do céu,
    deram-lhe o nome de Delfos, de delphos,
    com o significado de "Ùtero".

    (Barbara Walker)

    Beijos, Lu.

    ResponderExcluir